Casadinhos e felizes...

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Uma nova invenção...

Esta foi a minha ultima invenção axo que ficou engraçada... Agora que quiser que comente...

Uma t-shirt da Hello Kitty, aceito encomendas....

A minha sala ...

Aqui ficam algumas fotos de actividades realizadas com os meus meninos, ou seja, alguns dos trabalhos expostos...





sexta-feira, 25 de abril de 2008

Educador de Infância...

"A profissão de educador implica agir no trapézio da imprevisibilidade das circunstâncias complexas de interacção interpessoal e multicultural.”
Isabel Alarcao (1995)

A prática de um educador não se prende com trabalho, com objectos, nem com simples actividades em sala de aula, mas sim com os seres humanos, assim é necessário que este esteja em permanente actualização e consciente de que deve procurar melhorar as suas estratégias, de modo a facilitar o desenvolvimento das crianças, logo o educador deve “criar condições para o sucesso da aprendizagem de todas as crianças”, estimulando o “desenvolvimento global da criança, no respeito pelas suas características individuais, desenvolvimento que implica favorecer aprendizagens significativas e diferenciadas.” Orientações curriculares. (pag.18)
Ser educador é ser capaz de improvisar, não caindo assim na rotina “guiada pelo impulso, tradição e autoridade” John Dewey (1933). É conhecermo-nos a nós próprios e à nossa profissão, de modo a dar resposta às necessidades das crianças, de forma pessoal, inteligente, critica e reflexiva, em função das situações que podemos deparar no dia-a-dia, para podermos ser cada vez melhores profissionais.
Neste sentido o educador ao pôr a sua actividade profissional em prática define finalidades, metas e também as consequências que daí advêm, para depois analisá-las.
Na minha opinião, um educador deve ter em conta o planeamento, a acção e a avaliação/reflexão da sua prática profissional para que esta tenha sentido e atinja o desenvolvimento pretendido, por conseguinte é fundamental a observação esta “constitui, deste modo, a base do planeamento e da avaliação, servindo de suporte à intencionalidade do processo educativo”. Orientações curriculares (pag. 25)
Nas Orientações Curriculares, que é a “ferramenta” de orientação do educador, destacam-se estas ideias chave para a prática de qualquer bom profissional de educação, “Observar, planear, agir, avaliar, comunicar e articular”. Qualquer educador antes de mais deve ter em conta estas ideias, neste âmbito Van der Maren (1999) salienta que uma investigação pedagógica ajuda o educadora “agir e a interpretar o seu agir profissional (...) para que se apropriem de instrumentos e meios que lhes permitam (...) encontrar soluções eventuais a uma prática educativa”, por conseguinte um bom profissional deve passar por todas estas fases/ideias e analisa-las de forma critica e reflexiva, para John Dewey (1933) esta reflexão “implica mais do que a busca de soluções lógicas, implica intuição, emoção e paixão, não é apenas um conjunto de técnicas”, uma vez que o profissional reflexivo questiona-se constantemente “ Gosto dos resultados da minha intervenção? (...) atingi os meus objectivos?” John Dewey (1933). Este mesmo autor defende três atitudes fundamentais para a acção reflexiva a “Abertura de espirito”, uma vez que qualquer profissional de educação desde educadores a professores, podem se deparar com situações inesperadas e ou até delicadas e ao mesmo tempo têm de ser capazes de se abrir e de não considerarem que a sua ideia é a mais certa e adequada e assim, “aceitar que é possível melhorar e se está preparado para ser critico consigo mesmo,(...) estar disposto a aprender” Marília (2000); “Responsabilidades”, isto porque o currículo deve ser construído “em partilha com as crianças com a equipa técnica, as famílias e o poder local” Marília (2000) e ao mesmo tempo “ ser todo coração”, uma vez que além da responsabilidade e segurança o educador deve privilegiar a conexão entre o cognitivo e o afectivo entre o individual e o colectivo.
Em suma, “ a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica ao longo da vida” Orientações (pag.17) durante todo este processo devem se criar condições para satisfazer as necessidades das crianças e ao mesmo tempo se criar conjunturas para que os meninos continuem a aprender, contribuindo assim para a igualdade de oportunidade no acesso às escolas e ao sucesso das aprendizagens. É neste sentido que o educador investigativo tem que ao mesmo tempo ser criativo, critico, reflexivo e inovador, visto ter que inovar e actualizar constantemente a sua prática profissional, ao mesmo tempo que observa, comunica e analisa todo o ambiente educativo, social etc, de modo a serem cada vez melhores profissionais da educação e a colmatar todas as necessidades dos mais pequenos durante os seus processos educativos.
Para mim o que está qui escrito não são só babelas, muita desta teoria é real e aplicavel...




Monica Gomes Louzeiro


(Retirado do meu trab final de TDC)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Voltei...

Bom as novidades não são assim muitas, ou quase nenhumas, o tempo não tem dado para nada mas entretanto também vou entrar de ferias logo actualizo os meus blogs, mas hoje passei por cá pra deixar alguns sites que penso que sejam interessantes pra qualquer educador.

Bom por hoje fico por aqui o dever chama-me, mas existem muitos mais sites porreiros para tirar ideias, aqui fica um pouco do meu trabalho de pesquisa é claro que existe muito muito mais, mas neste momento não me é possivel coloca-los aqui...

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